quarta-feira, 9 de maio de 2012

Nasa detecta luz proveniente de Super-Terra

Atualizado em terça-feira, 8 de maio de 2012 - 18h56

Nasa detecta luz proveniente de Super-Terra

Telescópio Spitzer detectou luz do planeta Cancri 55
Super-Terra Cancri 55 tem um dos lados constantemente voltado para a estrela / NASA/JPL-Caltech Super-Terra Cancri 55 tem um dos lados constantemente voltado para a estrela NASA/JPL-Caltech
O Telescópio Espacial Spitzer, da NASA, detectou, pela primeira vez, luz proveniente de uma "super-Terra", um planeta fora do nosso sistema solar.

O planeta não é habitável, no entanto a detecção é um passo histórico para a busca eventual de sinais de vida em outros planetas.

"Spitzer nos surpreendeu mais uma vez", disse Bill Danchi, cientista do programa Spitzer na sede da NASA em Washington. "A sonda é pioneira no estudo da atmosfera de planetas distantes e abre o caminho para o telescópio espacial James Webb que deve aplicar uma técnica similar em planetas potencialmente habitáveis."

O planeta, chamado de 55 Cancri e, cai em uma classe de planetas chamados super-Terras, que tem maior massa que a terra, mas são mais leves do que planetas gigantes, como Netuno. O planeta é cerca de duas vezes maior e tem oito vezes a massa da Terra. Ele orbita uma estrela brilhante, chamada 55 Cancri.

O sistem 55 Cancri é relativamente próximo a Terra, com 41 anos-luz de distância. Ele tem cinco planetas, com 55 Cancri é o mais próximo da estrela e tem um lado sempre virado para a estrela. Spitzer descobriu que o lado voltado para o sol é extremamente quente, indicando que o planeta provavelmente não tem uma atmosfera substancial que permite o transporte de calor para o lado apagado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário