Um ano após caos aéreo, outro vulcão
entra em erupção na Islândia
Atividade do Eyjafjallajokul paralisou voos em toda a Europa em abril de 2010
- Texto:
Um ano depois do caos aéreo provocado por um vulcão islandês de nome impronunciável – Eyjafjallajokul -, cientistas confirmaram neste sábado (21) mais uma erupção vulcânica na Islândia. Desta vez, foi o Grimsvotn que entrou em atividade, jogando uma nuvem branca a 5.500 metros de altitude, informou o site MSNBC.
Após a erupção, o país gelado, uma ilha no extremo norte da Terra, registrou 50 pequenos terremotos, o maior de 3,7 graus na escala Richter, segundo o instituto meteorológico da Islândia. O vulcão teve uma atividade similar em 2004.
De acordo com a agência de notícias Associated Press, os cientistas não acreditam que a erupção levará ao caos aéreo causado pelas cinzas do Eyjafjallajokul em abril do ano passado.
A Islândia, com apenas 311 mil habitantes, é um dos países com uma das maiores concentrações de vulcões no mundo . Eles provocam frequentes inundações por causa do derretimento das geleiras ao seu redor, mas raramente há mortes.
No ano passado, a erupção do Eyjafjallajokul provocou o cancelamento de milhares de voos através da Europa. Técnicos temiam que as cinzas do vulcão afetassem o funcionamento das turbinas das aeronaves, e o espaço aéreo mais movimentado do mundo ficou sem voos durante vários dias.
Ainda segundo a Associated Press, o derretimento de geleiras ao redor do Grimsvotn provocou um falso alerta de erupção em novembro do ano passado. Mesmo assim, cientistas vêm monitorando a atividade do vulcão desde aquela época.
fonte : r7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário