Telescópios da Nasa descobriram formação rara de dois buracos negros na mesma galáxia
iG São Paulo | 10/06/2011 18:28
Foto: SDSS
Galáxia Markarian 739 tem dois buracos negros e na imagem se parece com uma rosto sorridente
Astrônomos encontraram um segundo e enorme buraco negro no centro de uma galáxia incomum, vizinha à Via Láctea. A galáxia conhecida como Markarian 739 or NGC 3758 fica a 425 milhões de anos-luz de distância da constelação de Leão. Apenas cerca de 11 mil anos-luz separam núcleos dos buracos negros, e formam, perantes as lentes dos telescópios Chandra e Swift, da Nasa, uma formação que parece um rosto sorridente, com a dupla de núcleos acima de um arco.
Astrônomos já sabiam que o núcleo oriental da Markarian 739 continha um buraco negro ativo e que gera muita energia. O estudo, que será publicado no periódico científico The Astrophysical Journal Letters, mostra na parte ocidental há outro buraco negro ativo. Isto faz da galáxia um dos casos mais próximos e claros de galáxia com dois buracos negros. Veja:
Caso não consiga ver o vídeo, clique para assistir na TV iG: Galáxia "sorri" com dois buracos negros
Leia mais:
- Telescópios espaciais revelam camadas da galáxia de Andrômeda
- Galáxia em forma de 's'
- Explosão cósmica em galáxia distante intriga astrônomos
- Astrônomos têm novo candidato a objeto mais distante do cosmo
- Descoberto buraco negro em galáxia anã
- Cientistas criam meio para visualizar colisão de buracos negros
A distância que separa os dois buracos negros é cerca de um terço a que separa o sistema solar do centro da Via Láctea. Entre as galáxias conhecidas até agora, a Markarian 739 é a segunda a ter buracos negros tão próximos.
“No centro da maioria das galáxias, inclusive na nossa via lacteal, há um buraco negrosupermassivo com milhões de vezes a massa do Sol”, disse Michael Koss, autor do estudo da Nasa. “Algumas delas irradiam mais de bilhões de vezes a energia do Sol”, disse.
- Leia mais sobre:
- espaço •
- •
- nasa •
- buraco negro
Nenhum comentário:
Postar um comentário