sexta-feira, 29 de junho de 2012

Descoberto um oceano de água longe da Terra


Descoberto um oceano de água longe da Terra

Titã, a maior lua de Saturno, tem marés e leva mais longe o que se sabe sobre existência de água no Sistema Solar

Por: tvi24 / BR  |  29- 6- 2012  11: 29
Sonda grava 200 dias de tempestade em Saturno (NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)
Há um oceano sob a superfície de Titã, a maior lua de Saturno, acreditam os cientistas. A hipótese foi reforçada pelas observações da sonda Cassini, e vai mais longe no que se sabia sobre aquele astro e sobre a existência de água noutros pontos do Sistema Solar.

«A deteção pela Cassini de grandes marés em Titã leva à quase irrefutável conclusão de que há um oceano escondido», diz Luciano Iess, responsável pela divulgação da descoberta, publicada na revista «Science». «A busca de água é um objetivo importante na exploração do sistema solar, e agora descobrimos mais um lugar onde ela é abundante», explica o cientista da universidade Sapienza, de Roma.

A sonda Cassini observou a órbita de Titã em várias ocasiões entre 2006 e 2011 e notou deformações na sua aparência ao longo do processo, as quais sugerem a existência de líquido a movimentar-se no interior. 

Já havia indícios de água gelada na superfície de Titã, e suspeitas de que esta podia albergar alguma forma de vida. A NASA explica que a descoberta deste oceano de água líquida não pode ainda no entanto confirmar essa hipótese. 

«A presença de uma camada de água líquida em Titã não é por si só um indicador de vida. Os cientistas pensam que é mais provável surgir vida quando a água líquida está em contacto com rocha, e estas medidas ainda não permitem dizer se o fundo do oceano é feito de rocha ou de gelo», explica a agência espacial norte-americana no seu site.

Recentemente outro estudo científico concluiu que também Marte pode ter água em muito maior quantidade do que se imaginava até agora, falando em vastos reservatórios no interior do Planeta Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário