segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Descoberto exoplaneta coberto por magma menor que a Terra


Descoberto exoplaneta coberto por magma menor que a Terra



Os astrônomos detectaram o que é considerado o menor planeta extra-solar já encontrado até então, com apenas 2/3 do tamanho da Terra. E não está tão distante de nós, localizado numa distância 33 anos-luz, algo relativamente próximo quando se fala em distâncias cósmicas. Entretanto, esse planeta chamado UCF-1.01 não é um mundo no qual a maioria dos terráqueos gostaria de visitar: ele está coberto por magma.
UCF-1.01
“Nós encontramos fortes evidências de um planeta muito pequeno, quente e próximo, com a ajuda do Telescópio Espacial Spitzer”, disse Kevin Stevenson da Universidade Central da Flórida, em Orlando.
Esta foi a primeira vez que um exoplaneta foi encontrado através do Spitzer. Os astrônomos pretendem usar o telescópio para descobrir novos mundos potencialmente habitáveis, do tamanho da Terra.
O planeta foi encontrado quase sem querer pelos cientistas. Eles na verdade estavam estudando um exoplaneta do tamanho de Netuno, denominado GJ 436b, que assim como o UCF-1.01, orbita a estrela anã-vermelha GJ 436b. A análise dos dados do telescópio revelou que outro planeta que está orbitando a estrela.
Então os cientistas identificaram algumas características do exoplaneta:
  • Diâmetro: 8.400 km (2/3 da Terra);
  • Orbita sua estrela numa distância de 7 vezes a distância da Terra da Lua;
  • Seu ano possui uma duração de 1,4 dias terrestres;
  • Sua temperatura superficial é equivalente á 600ºC;
  • Provavelmente não possui atmosfera, dada a grande proximidade com sua estrela.
  • Sua superfície está coberta por magma.
“Espero que as observações futuras possam confirmar estes resultados,” disse Michael Werner, cientista do projeto Spitzer no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia “Mesmo depois de quase nove anos no espaço, as observações do Spitzer continuam a levar-nos em novas e importantes descobertas científicas.”, completou. [UniverseToday]

Nenhum comentário:

Postar um comentário