sábado, 12 de janeiro de 2013

Quasar mais poderoso do universo até agora é encontrado

Quasar mais poderoso do universo até agora é encontrado

 
Um quasar cinco vezes mais poderoso do que qualquer um já observado até agora – com uma energia pelo menos três trilhões de vezes maior que o do nosso Sol – foi descoberto pelos astrônomos. O quasar ainda emite 2 trilhões de vezes mais energia do que é emitido em uma erupção solar, em jatos ultravelozes.
SDSS J1106+1939
Quasares (cerca de 200 mil já são conhecidos) são os mais brilhantes objetos do universo. Acredita-se que esses exóticos objetos são jovens galáxias ativas do período que o universo tinha entre 1 e 4 bilhões de anos. Por seres extremamente brilhantes (o que torna sua observação relativamente simples), os quasares emitem colossais quantidades de energia, alimentada pela massa que orbita o buraco negro supermassivo em seus centros.
Através do Very Large Telescope, no Chile, astrônomos estudaram em detalhes pela primeira vez o quasar denominado SDSS J1106+1939, e descobriram importantes informações a seu respeito.
Os pesquisadores descobriram que a energia do quasar emitida é 5 vezes mais forte do que os quasares mais poderosos até então observados. É a mais forte erupção já vista, com cerca 2 trilhões de vezes mais forte que as erupções solares. Esse valor é aproximadamente 100 vezes maior do que toda a potência da Via Láctea junta. A cada instante, o quasar emite gás 400 vezes mais que a massa que o Sol emite durante todo o ano, e isso à uma velocidade de 8 mil quilômetros por segundo.
“Quasares emitem energia de diferentes modos”, disse Paul Francis, astrônomo da Universidade de Canberra (Austrália). “Mas nunca imaginamos que um quasar poderia soprar ventos com tamanha força”.
Francis também disse que a descoberta apoia a teoria atual sobre a formação das galáxias elípticas, também conhecidas como galáxias vermelhas, e por que elas são diferentes das galáxias espirais, e não são azuis. A teoria sugere que as galáxias elípticas possuem um buraco negro em seu centro, que sopra fortes ventos que ajudam na formação de estrelas, explicando a ausência de jovens estrelas, que são azuis.
“Contudo, ninguém imaginava que esses ventos existiam desse modo. É muito gratificante saber que depois de uma década podemos decifrar essas emissões enigmáticas e encontrar um resultado tão importante “, disse Aruv. “Nós estávamos esperando por algo assim, mas o poder desta emissão nos pegou de surpresa.” [Cosmos Magazine]

Leia mais em http://misteriosdomundo.com/quasar-mais-poderoso-do-universo-ate-agora-e-encontrado#ixzz2HkxYxh6W
Follow us: @misteriomundo on Twitter | mmh.misteriosdomundo on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário