segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mistério em torno da estrela “49 CETI” é resolvido

Mistério em torno da estrela “49 CETI” é resolvido

 
Um mistério cósmico em torno da estrela chamada 49 CETI tem intrigado os astrônomos por quase duas décadas, mas pode finalmente estar resolvido.
49 CETI
A maioria das estrelas possui entre 1 e 10 bilhões de anos. Jovens estrelas, que possuem menos de um milhão de anos, possuem um disco de gás e poeira que as orbita. No entanto, 49 CETI, que é uma estrela consideravelmente mais velha (40 milhões de anos), também possui grandes quantidades de gás (monóxido de carbono) a orbitando.
Localizada na constelação de Cetus, CETI 49 é visível a olho nu. É a estrela mais velha já encontrada que possui um disco de gás que a orbita.
E após quase vinte anos de discussão, uma equipe de pesquisadores liderada por Benjamin Zuckerman, da Universidade de Georgia, parece ter descoberto o motivo da existência do disco de gás ao redor da estrela.
Eles descobriram que há também um cinturão de cometas ao redor da estrela, semelhante com o Cinturão de Kuiper, localizado além da órbita de Netuno, no sistema solar. No entanto, o cinturão de 49 CETI é 4.000 vezes mais massivo que o de Kuiper. Através de observações e cálculos, os pesquisadores concluíram que a cada seis segundos, pelo menos um cometa se colide com outro ali. Esse processo deve estar acontecendo há pelo menos 10 milhões de anos, e resolve o mistério que envolvia a estrela.
Trilhões de cometas orbitam a 49 CETI. A idade desses cometas é de aproximadamente 30 milhões de anos, e cada um com cerca de 1.600 quilômetros de diâmetro. Esses cometas contém muito monóxido de carbono, e quando eles se colidem, o gás acaba escapando de seu interior, ficando preso à órbita da estrela, que acaba ganhando um disco de gás comum em estrelas mais jovens. [Space, ENN]

Leia mais em http://misteriosdomundo.com/misterio-em-torno-da-estrela-49-ceti-e-resolvido#ixzz2JGZsv4Iw
Follow us: @misteriomundo on Twitter | mmh.misteriosdomundo on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário